Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Alienação Fiduciária de Imóveis, que garante financiamento sem ação judicial, será debatida na OAB/SC no dia 18

    há 10 anos

    Há alguns anos, os mutuários do Sistema Financeiro de Habitação (SFH), do Sistema Financeiro Imobiliário (SFI) e os consumidores que compram imóvel parcelado diretamente das construtoras passaram a ter uma nova forma de garantia da dívida para a compra da casa própria, a chamada Alienação Fiduciária de Imóvel. O tema será debatido na próxima segunda feira (18) no Auditório da OAB/SC, em Florianópolis, em palestra do advogado Paulo Celso Pompeu, especialista em Recuperação Judicial e Responsabilidade Civil, Membro da Subcomissão de Recuperação de Créditos da Febraban e da Comissão de Estudo de Instituição Financeira da OAB/SP. Na oportunidade, serão abordados alguns pontos de destaque desta legislação e sua utilidade prática.

    Desde que foi estendida aos imóveis, em 1997, com a Lei 9.514, a Alienação Fiduciária de Imóveis tem se difundido bastante, por trazer vantagens a todos os envolvidos, afirma a advogada Letícia Carlin Pereira, presidente da Comissão de Direito Bancário da OAB/SC, que organiza o evento. Segundo ela, a Alienação Fiduciária de Imóveis, por não tramitar no Judiciário, diminui a média de tempo para execução de cinco anos para seis meses, em relação à hipoteca.

    Nas hipóteses de recuperação judicial a hipoteca terá seu crédito classificado como de garantia real, ficando sujeito aos efeitos do plano que vier a ser aprovado. Já para a hipótese de alienação fiduciária, em regra, o seu crédito é extraconcursal, ou seja, a instituição pode executar sua garantia sem se sujeitar ao plano. Salientando-se finalmente para quitação ao devedor em caso de excussão do bem alienado, independente do valor obtido com a venda do imóvel, o que já não ocorre na execução da hipoteca.

    As inscrições para a palestra podem ser feitas neste link. Mais informações no telefone (48) 3239-3560.

    • Publicações8869
    • Seguidores93
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/alienacao-fiduciaria-de-imoveis-que-garante-financiamento-sem-acao-judicial-sera-debatida-na-oabsc-no-dia-18/112107390

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)