Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/SC e Movimento Negro discutem estratégias contra “racismo institucional”

    há 9 anos

    A Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC e diversas entidades do Movimento Negro catarinense começaram a discutir estratégias para combater problemas históricos de discriminação relacionados a educação, juventude, mulheres, quilombos, saúde e cultura. Nesta semana, estiveram na Seccional representantes da UFSC, Fórum Permanente de Educação e Relações Étnico-Raciais de Santa Catarina, Grupo Mariama, Conselho Estadual das Populações Afrodescendentes (CEPA) e as secretarias estadual e municipais de educação de São José e Itajaí. O encontro prossegue nesta quinta (12) e na próxima segunda (16).

    “O racismo não existe apenas nas ruas, ele é também institucional, e é contra isso que estamos nos movimentando. Os poderes públicos precisam compreender a gravidade do problema. A OAB/SC pode não apenas contribuir nas estratégias, mas também na intermediação com os governos. Estamos começando aqui um trabalho de discussão permanente”, explica o presidente da Comissão, Fábio Dias.

    O Movimento luta contra o tradicional atraso na aplicação de leis que tratam de ações afirmativas. Um exemplo é a Lei 10.639/03, a primeira assinada pelo ex-presidente Lula, que obriga o ensino da história e cultura afro-brasileira nas escolas públicas e privadas de todo país. Segundo José Ribeiro, presidente do CEPA, apenas 0,6% dos municípios catarinenses trabalham o conteúdo em suas redes escolares. O restante, segundo ele, não investe na formação dos professores. “Hoje temos um literal descumprimento da lei. É uma irresponsabilidade”, diz o presidente do CEPA, José Ribeiro. Para Jeruse Maria Romão, presidente do Fórum Permanente de Educação e Relações Étnico-Raciais, é preciso uma mudança de percepção. “O racismo é crime, mas o foco deve ser a base. Parece ser um tema de segunda categoria. Temos que enfrentar o racismo institucional”, afirma.

    Jeruse aponta o Paraná como o Estado sulista que melhor trabalhou a aplicação da Lei 10.639/03, implantando núcleos regionais para conscientização dos professores e posteriormente os poderes públicos.

    Assessoria de Comunicação da OAB/SC

    • Publicações8869
    • Seguidores93
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações17
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-sc-e-movimento-negro-discutem-estrategias-contra-racismo-institucional/215829512

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)