Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB/SC solicita que advogados presos sejam transferidos para unidades da PM

    há 11 anos

    Em ofício encaminhado neste domingo ao Comandante Geral da Polícia Militar de Santa Catarina, Coronel Nazareno Marcineiro, o presidente da OAB/SC, Tullo Cavallazzi Filho, o Conselheiro Estadual da entidade, Leonardo Pereima, e o integrante da Comissão de Prerrogativas, Lincoln Simas Porto, formalizaram o pedido de remoção dos advogados Simone Vissoto, Francine Bruggemann, Gustavo Gasparino Becker e João de Souza Barros para uma das unidades da PM em Santa Catarina, até que haja sentença transitado em julgado.

    Requerimento nesse sentido já havia sido apresentado por ocasião da prisão da advogada Fernanda Fleck Freitas, que acabou transferida para uma sala do Batalhão da PM em Joinville, após ação movida pela entidade. Por telefone, Tullo Cavallazzi Filho tem mantido contato direto com o Comandante da PM e com o Diretor do DEAP e informa que ambos garantiram a remoção dos presos para celas de Estado Maior tão logo as vagas sejam disponibilizadas, como determina o Estatuto da Advocacia.

    Desde o início dos atentados em Santa Catarina, a entidade ja emitiu três notas oficiais. Na primeira delas, repudiou os atos criminosos, cobrou a transferência de presos ligados aos atentados para presídios federais e exigiu a observância das prerrogativas profissionais. Em outra nota, criticou o Diretor do DEAP, Leandro Lima, que fez declarações genéricas em relação ao envolvimento de advogados com facções criminosas. A nota provocou a retratação do Diretor em carta dirigida à OAB/SC. No último sábado, num Comunicado, a entidade voltou a reconhecer a legitimidade da intervenção do Governo e da Força Nacional de Segurança, mas exigiu novamente respeito às prerrogativas dos advogados.

    A partir da operação desencadeada na madrugada deste sábado, a OAB/SC destacou profissionais para acompanhar as ações das autoridades policiais. No sábado pela manhã, o advogado Lincoln Ricardo Simas Porto, membro da Comissão de Prerrogativas, acompanhou no Campeche a prisão da advogada Simone Vissoto. Na seqüência, dirigiu-se ao Ginásio da Acadepol, onde estavam detidos todos os envolvidos, para acompanhar a prisão dos advogados Gustavo Gasparino Becker e Francine Bruggemann. O representante da OAB informou os familiares sobre as prisões, sendo que alguns constituíram advogados para acompanhamento do caso. O presidente Tullo Cavallazzi Filho está recebendo relatórios de várias comissões e avalia nas próximas horas a necessidade de um pronunciamento.

    • Publicações8869
    • Seguidores93
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações23
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-sc-solicita-que-advogados-presos-sejam-transferidos-para-unidades-da-pm/100346500

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)